Confira as nossas newsletters Galeria de vídeos

Cotação

0 items

Busca no site

Notícias

segunda-feira, 7 de julho de 2025

1º processador NVIDIA para desktop vai ser lançado em julho

O processador GB10, o primeiro da NVIDIA para o mercado de desktop, fará a sua estreia no mercado no dia 22 de julho de 2025. Ele estará equipado no mini-PC Ascent GX10 da ASUS, uma workstation focada em inteligência artificial que estará disponível para a venda na data.

De acordo com o que foi revelado anteriormente sobre o chip, ele é capaz de entregar um petaflop de poder computacional - dedicado exclusivamente para o uso com IAs. Combinado à GPU GB200, o usuário terá em sua casa um desempenho visto antes apenas em servidores e grandes centros de pesquisa.

Além do Ascent GX10, a NVIDIA também levará o processador GB10 para um dispositivo próprio: DGX Spark. Analistas preveem o seu lançamento também para o mês de julho, mas até o momento não há uma data definida, o que coloca o mini-PC da ASUS na dianteira como o pioneiro a trazer este nível de tecnologia aos consumidores.

Destaque para o processador NVIDIA
Ao unir o processador GB10 e a GPU GB200 no Ascent GX10, a ASUS promete levar um desempenho de 1.000 TOPS em inteligência artificial, um número absurdamente alto (levando em consideração que notebooks e PCs comum precisam de ao menos 45 TOPS para rodarem as IAs).

O mini-PC da ASUS terá 128 GB de memória RAM e contará com o sistema ConnectX-7 da NVIDIA - uma interface que permite a escalada em conjunto, o que permite a utilização de mais de um Ascent GX10 simultaneamente para aumentar o desempenho em modelos de inteligência artificial avançados.

Ainda que a ASUS não tenha revelado o preço que o Ascent GX10 terá em seu lançamento, já é possível ter uma noção da faixa de valores que espera o consumidor com os mini-PCs do gênero. O DGX Spark, da NVIDIA, será vendido por US$ 3.000 e os demais não devem sair muito desta faixa.

Além da companhia, Dell, Lenovo e outras também estão trabalhando em mini-PCs com a GPU GB200 e o processador GB10. A promessa é disputar território com outras CPUs profissionais, como os sistemas baseados em AMD Strix Halo e o Apple Mac Studio.

Processador ARM da NVIDIA
É importante notar que o processador GB10 da NVIDIA integra a geração Grace - com chips utilizando a arquitetura ARM para computadores. Originalmente ela era voltada ao mercado de computação de alto desempenho (HPC) e servidores, mas agora ela estará disponível também para workstations e mini-PC profissionais.

A intenção da companhia é disponibilizar uma CPU para desenvolvedores e pesquisadores que precisam de poder computacional de ponta para as inteligências artificiais, mas que não desejam utilizar a tradicional plataforma x86.

Até o momento, a própria NVIDIA e a Qualcomm seguem com esta iniciativa, enquanto Intel e AMD continuam trabalhando com processadores baseados em x86. Os primeiros detalhes sobre a nova CPU e seu desempenho com os mini-PCs devem ser divulgados pela ASUS no fim de julho.

Fonte: CANALTECH

Voltar