Confira as nossas newsletters Galeria de vídeos

Cotação

0 items

Busca no site

Notícias

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Nova tecnologia UltraRAM é promissora e pode substituir SSD

A tecnologia NAND Flash (que envolvie o SSD) é bastante utilizada hoje em dia, mas o desenvolvimento de uma nova proposta pode facilmente substituí-la, caso seja bem-sucedida. Não apenas possui maior durabilidade, como o custo de produção é menor.

UltraRAM é Melhor e mais barata?
Uma nova proposta tecnológica está sendo desenvolvida por um grupo de investigadores do Departamento de Física da Universidade de Lancaster, no Reino Unido. A ideia sempre foi interessante, mas recentemente se mostrou promissora.

Os físicos responsáveis envolvidos no desenvolvimento de dois circuitos integrados UltraRAM, como é chamada esta inovação, formaram uma empresa chamada Quinas que tem o objetivo de comercializar a tecnologia ao passo que a aprimoram.

Apesar de não estar completamente concretizada, a base da tecnologia é muito sólida e oferece vantagens em relação ao NAND Flash que são, de certa forma, irresistíveis.

- Circuitos integrados com capacidade de armazenamento de informação não volátil e tempos de acesso característicos dos chips DRAM

- Latência de chips 10 vezes menor que a tecnologia de memória DRAM

- Vida útil é 4.000 vezes maior que a dos circuitos integrados NAND Flash (armazenam informações por mais de 1.000 anos)

- Consumo elétrico menor e, portanto, são mais baratos

Comercialização pode acontecer em breve

Com uma tecnologia tão promissora, é claro que surgem muitos interessados. É provável que a tecnologia UltraRAM seja comercializada em breve, assim que a empresa Quinas consiga um pouco mais de estabilidade.

Por questões monetários, os físicos só desenvolveram em litografia de 20 nm, mas nos próximos meses poderão aprimorar ainda mais sua tecnologia. Com investidores e compradores a Quinas poderá se estabelecer no mercado em breve.

Se a tecnologia UltraRAM realmente cumprir com o que promete, ela pode substituir facilmente o SSD, já que apresenta muitas vantagens, mesmo estando em fase inicial.

Fonte: IGN BRASIL

Voltar