Confira as nossas newsletters Galeria de vídeos

Cotação

0 items

Busca no site

Notícias

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

VESA anuncia padrão DisplayPort 2.1a

VESA anuncia padrão DisplayPort 2.1a com transmissão de até 54 Gbps

A VESA, Associação de Padrões Eletrônicos de Vídeo, anunciou nesta segunda-feira (8) o novo padrão DisplayPort 2.1a, que atualiza especificações para cabos e conectores. A nova certificação substitui o DP40 UHDR (largura de banda ultra alta), para DP54, com quatro pistas UHBR de 13,5 Gbps, resultando em uma taxa de transmissão total de 54 Gbps.

O novo padrão ainda amplia para 2 metros a distância máxima para cabos DisplayPort passivos UHBR10 e UHBR13.5. Com isso, é possível utilizar cabos mais simples - e baratos - para utilizar configurações de monitor 4K a 120 Hz, por exemplo, que antes exigiam cabos com largura de banda de 80 Gbps.

Mais segurança em veículos autônomos

A VESA ainda anunciou um novo protocolo Automotive Extension, que padroniza o processo de verificação da integridade de dados entre a GPU de veículos inteligentes e o painel de controle. Isso garante que os computadores de bordo apresentem leituras mais precisas dos sensores, reduzindo o risco de acidentes em situações que o usuário precisa, por exemplo, assumir o controle manual de veículo autônomos.

Segunda a VESA, o novo protocolo é aberto a todas as empresas parceiras que utilizam conectores e cabos DisplayPort certificados. Por se tratar de um item considerado de segurança, além o Automotive Extension será implementado também no padrão eDP 1.5a, além do novo DisplayPort 2.1a, evitando que fabricantes precisem revisar projetos inteiros apenas para incluir a funcionalidade.

O protocolo ainda fornece funcionalidade de autenticação segura e encriptação para os canais auxiliares DisplayPort, evitando que ataques hackers direcionados alterarem os dados exibidos no painel.

Fonte: CanalTech

Voltar