Cotação
0 items
quinta-feira, 5 de dezembro de 2024
Banco Central emite alerta sobre vazamento de dados
O Banco Central (BC) comunicou nesta quinta-feira (5) o vazamento de dados de 1.500 brasileiros que participaram de uma pesquisa realizada entre outubro e novembro de 2023. A lista de informações expostas indevidamente inclui nome, endereço, número de telefone, etnia, idade e mais.
A boa notícia é que informações sensíveis não foram expostas, como senhas de banco, informações de movimentações ou saldos. Impedindo tentativas de transações indevidas ou acesso às contas dos afetados pelo vazamento.
Ainda segundo a autarquia, dados de escolaridade, estado civil, nível de renda, vínculo empregatício e até preferências sobre meios de pagamento também vazaram.
Vítimas do vazamento serão notificadas pelo BC
O BC irá informar cada pessoa atingida pelo vazamento por meio de carta e alerta para todos que participaram da pesquisa tomarem cuidado com abordagens suspeitas por chamada telefônica "que mencione hábitos de uso de meios de pagamento".
"É provável que a ligação seja uma tentativa de golpe", informa a autarquia monetária em nota.
A pesquisa intitulada "O brasileiro e os hábitos de uso de meios de pagamento" foi publicada pelo BC no dia 29 de novembro de 2024. A falha foi identificada no mesmo dia e a publicação foi "imediatamente retirada da internet e substituída pelos dados corretos, sem qualquer informação pessoal", acrescenta a nota divulgada pelo Banco Central.
Fonte: OLHAR DIGITAL
Voltar